Conheça 5 benefícios do implante dentário

Notícias

Sempre Sorrindo
05/10/2021 - 16:10

Conheça 5 benefícios do implante dentário

Conheça 5 benefícios do implante dentário

O implante dentário é um tratamento odontológico realizado em pessoas que perderam um ou mais dentes. O procedimento consiste em colocar um pino de titânio (que parece um pequeno parafuso) no osso maxilar para fixar um dente artificial na boca do paciente. A cirurgia é simples e tem o papel de devolver um sorriso bonito e uma mordida adequada para o paciente.

Benefícios do Implante Dentário

Se a sua saúde está em dia, é hora de conhecer os benefícios do implante dentário e avaliar se este é o melhor momento para realizar o procedimento.

1. Eleva a autoestima
Um sorriso bonito transforma a vida de uma pessoa e dá mais confiança durante o dia. Por isso é tão importante cuidar da saúde bucal e fazer reparações quando há algum problema na dentição.

Um benefício do implante dentário é recuperar a autoestima do paciente e permitir o convívio social sem medo de dar um sorriso ou falar em público.

2. Melhora a qualidade de vida
Ter uma arcada dentária completa é imprescindível para quem busca qualidade de vida. Isso porque é pela boca que ingerimos alimentos e conversamos.

O implante também contribui para corrigir a estética do sorriso e funciona melhor do que as dentaduras móveis, que muitas vezes prejudicam a percepção dos sabores durante as refeições e causam desconforto na mastigação.

3. Recupera a estabilidade da arcada dentária
Uma boca com dentes faltando traz alguns prejuízos para as funções bucais do paciente. O implante recupera a estabilidade da arcada dentária ao evitar danos nos dentes que estavam próximos daqueles danificados.

4. Melhora a fala
A ausência de dentes também prejudica a fala. Isso porque a dentição faz parte do sistema bucal responsável pela dicção, composto por ossos, nervos, músculos e dentes. Portanto, o implante também auxilia na correção dessa dentição e qualidade fonética do indivíduo.

5. Devolve a função mastigatória
Um benefício do implante dentário é a melhora da mastigação. Quando faltam dentes na boca do paciente, há deficiências na mordida, pois o indivíduo acaba direcionando os alimentos para um lado da boca, o que traz prejuízos para os músculos e maior desgaste dos dentes em um lado.

Além disso, a dificuldade de mastigar prejudica o sistema digestivo. Isso porque os alimentos podem chegar mais inteiros ao estômago, o que dificulta a absorção de nutrientes e exige maior produção de suco gástrico.


Fonte: Odonto Clinic