Uso do enxaguante bucal em crianças

Notícias

Sempre Sorrindo
28/09/2021 - 16:21

Uso do enxaguante bucal em crianças

Uso do enxaguante bucal em crianças

Existem produtos que são especialmente desenvolvido para crianças, já que o dos adultos contém uma alta concentração de flúor e outros produtos que não devem ser ingeridos pelos pequenos.

É só a partir dos três anos de idade que a criança começa a aprender como cuspir. Porém, os pais não devem se atentar apenas à idade para decidir introduzir o uso dos enxaguantes bucais. As habilidades e coordenação da criança devem ser levadas em conta, já que algumas têm maior dificuldade para cuspir o líquido. Muitas vezes eles engolem propositalmente os enxaguantes que costumam ter gostos artificiais que seduzem os pequenos.

Caso haja a necessidade do uso de bochechos para crianças pequenas, os odontopediatras sugerem os produtos infantis aplicados com cotonete sobre a superfície dos dentes, assim, não há o risco de ingerir todo o líquido colocado na boca. Mas para isso você deve primeiro levar seu filho ao dentista para que ele recomende o produto adequado para o seu filho e também lhe ensine o procedimento correto para o uso.

De acordo com a Associação Americana da Odontologia Pediátrica (AAPD), “a aplicação de selantes em crianças e adolescentes demonstrou redução na incidência de cárie em 86% após um ano e em 58% após quatro anos”. Os selantes usados em conjunto com uma rotina abrangente de cuidados bucais que inclui escovação apropriada, uso de fio dental, tratamentos com flúor e uma dieta saudável.

 

Fonte: CIDE