Pós-operatório de implante dentário

Notícias

Sempre Sorrindo
17/08/2021 - 14:37

Pós-operatório de implante dentário

Pós-operatório de implante dentário

O implante dentário é uma das opções que trazem mais conforto, segurança e estética para a boca dos pacientes. Porém, o sucesso desse procedimento não depende somente do profissional que vai fazê-lo, mas sim do pré e pós-operatórios, que são muito importantes também para evitar complicações.

O profissional vai passar uma orientação com todos os cuidados que devem ser tomados antes e depois da cirurgia. É importante seguir essas recomendações 100%, já que é comum que o paciente se sinta bem e não as cumpra, o que pode causar sérias complicações na recuperação.

Hoje, você vai saber mais sobre os cuidados necessários no pós-operatório de implante dentário e qual a importância de tomá-los. Acompanhe!

Por que é importante ter cuidados depois do implante?
É importante sempre lembrar que o implante é uma cirurgia delicada, que tem poucos riscos, mas que mesmo assim precisa ser levada com seriedade. Como em qualquer procedimento, o corpo precisa de um período para que se restabeleça e regenere tecidos e células.

Por isso, as orientações do implantodontista, o profissional especializado nessa área e que vai fazer sua cirurgia, são importantes e precisam ser levadas muito a sério. Se houver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com ele para solucionar e, assim, poder cuidar bem dos seus dentes e conquistar o sonhado resultado.

Período de recuperação pós-implante
Provavelmente após realizar seu implante, você vai receber do seu dentista uma cartilha com as instruções a serem seguidas. Tudo o que você deve fazer em casa deve estar nesse material.

O repouso pós-implante é indicado por, no mínimo, 48 horas após a cirurgia, mas é preciso avaliar cada caso, já que o período de recuperação varia de pessoa para pessoa. Alguns pacientes precisam de até 10 dias para se restabelecer.

No repouso, a dica é procurar ambientes bem ventilados, longe do calor ou frio extremos, sem realizar esforços físicos.

Medicamentos
Normalmente, são indicados medicamentos para evitar dor e inflamação no local, já que a boca fica vulnerável nos primeiros dias pós-cirurgia. Além de evitar os incômodos que podem surgir nesse período, os remédios são imprescindíveis para garantir a evolução saudável do procedimento.

Alimentação 
Nos primeiros dias, é importante dar preferência para os alimentos pastosos e frios. As temperaturas elevadas podem queimar e atrapalhar a cicatrização dos tecidos gengivais nesse período.

Higienização
Muitas vezes, por sentir que a boca está mais sensível, o paciente pode não dar a atenção devida para a higiene bucal. Porém, esse é o momento em que seus dentes precisam estar muito limpos, já que as bactérias acumuladas dos alimentos podem influenciar negativamente a recuperação dos seus implantes.

Siga as orientações do seu dentista para manter a boca sempre higienizada após cada refeição, com escovação e fio dental.

Depois do período de cicatrização, confira com seu dentista a possibilidade de usar um aparelho de jato de água, que é bom para próteses fixas e a escova interdental, que ajuda na limpeza dos espaços entre as próteses.

Sintomas que podem ocorrer pós-implante
É pouco comum que o paciente sinta dor no pós-operatório. Um leve desconforto nas primeiras horas após a cirurgia é normal, já que foram algumas horas com a boca aberta, e devido ao corte que foi feito no local. 

No entanto, um analgésico prescrito pelo profissional geralmente resolve esse desconforto. Sendo assim, uma dor mais aguda no local da cirurgia pode indicar alguma inflamação. Nesses casos é importante consultar o seu dentista.

Também é possível que haja um pequeno inchaço na região, mas que deve desaparecer em poucos dias ou até horas depois da cirurgia. 

Acompanhamento
É extremamente importante que você compareça a todas as consultas marcadas pelo dentista depois da sua cirurgia. O profissional deve avaliar se tudo está correndo bem e se os implantes estão se integrando aos ossos como o esperado. 

Se você não comparece, qualquer problema, por menor que seja, que poderia ser resolvido no início, pode se agravar e piorar o quadro, comprometendo os resultados e até sua saúde bucal.

Portanto, mesmo que você esteja se sentindo bem e sem nenhum desconforto, não desmarque suas consultas pós-cirúrgicas.

Quando seguidos rigorosamente conforme a orientação do dentista, o pós-operatório de implante dentário tem tudo para ser excelente e o resultado é um belo sorriso e muito mais conforto para comer e falar, além da segurança e da autoestima que ficam muito melhores com a boca mais bonita, certo?


Quer ter um novo sorriso? Faça um pré-agendamento conosco e saiba tudo sobre a possibilidade de fazer um implante dentário!