Clareamento Dentário: como fazer com segurança?

Notícias

Sempre Sorrindo
21/06/2021 - 08:00

Clareamento Dentário: como fazer com segurança?

Clareamento Dentário: como fazer com segurança?

Você quer fazer clareamento dentário em Ribeirão Preto, Franca, Sertãozinho, Barretos e região? O clareamento é um dos procedimentos mais procurados para melhorar a aparência dos dentes, no entanto, precisa ser feito sob a supervisão profissional para total segurança.

O tratamento pode ser realizado basicamente de duas maneiras: no consultório, acompanhado por um dentista ou na casa do paciente seguindo orientação profissional. Nos dois casos usa-se um gel específico que deve ser prescrito pelo dentista responsável.

Se os seus dentes estão amarelados e sem vida, confira as principais dúvidas sobre clareamento dentário que chegam até os especialistas da Sempre Sorrindo e entenda como o tratamento funciona:

  • Por que os dentes ficam amarelados?

Além do condicionamento genético que define a coloração de nossos dentes desde que nascemos, outros fatores podem influenciar no amarelamento, como doenças congênitas ou alterações endócrinas de hormônio da tireoide.

Mas hábitos do dia a dia também contribuem para a alteração da cor dos dentes:

  • Alimentos e bebidas com pigmentos que atravessam o esmalte e chegam até a dentina, como café e o chá preto;
  • Enxaguantes bucais;
  • Uso de alguns tipos de antibióticos.

Os dentes também mudam de cor com o passar dos anos pelo desgaste do esmalte e exposição da dentina, tecido que está por baixo dos dentes e que determina sua coloração. Por essa razão é muito comum que os idosos apresentem dentes mais escurecidos.

  • Clarear os dentes por conta própria é perigoso?

Sim. Apesar de parecer inofensivo, fazer clareamento dental sem orientação de um dentista é tão perigoso quanto o uso indiscriminado de medicamentos e pode causar danos irreversíveis.

Produtos vendidos livremente em algumas farmácias ou na internet possuem concentrações variadas de peróxido de hidrogênio (substância do gel) e podem provocar problemas como:

  • Inflamação na gengiva;
  • Hipersensibilidade nos dentes.

Por essa razão, o gel precisa ser prescrito somente pelo dentista de acordo com as necessidades especiais de cada paciente e a moldeira deve ser personalizada e produzida por um protético.

As moldeiras fornecidas pelos kits vendidos fora do consultório não possuem o tamanho correto para a arcada dentária de todas as pessoas e há grandes chances do produto vazar, entrando em contato com as mucosas da boca.

Aí que ocorrem problemas mais graves, como perda da gengiva entre os dentes ou retração da mesma, deixando a raiz à mostra. Também podem surgir inflamações da bochecha e dos lábios, além de agravar casos de gastrite e úlcera gástricas.

  • Como o procedimento é feito pelo dentista?

O processo de clareamento dentário é simples e seguro quando feito sob a orientação de um profissional especializado.

O tratamento utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio, que quando entram em contato com a superfície dos dentes, quebram as moléculas de pigmentos, tornando-as menores. Dessa forma, o dente fica mais claro e brilhante.

Vale reforçar mais uma vez:

Por mais simples que pareça, o procedimento não é exclusivamente estético e requer muito critério;
A orientação de um cirurgião-dentista é imprescindível.
Somente um profissional está habilitado a orientar com segurança a concentração ideal do produto, a frequência, a maneira correta de aplicar o gel e o grau de branqueamento possível.

  • Quero fazer clareamento dentário. Como proceder?

Se você decidiu que quer fazer clareamento dentário, é preciso reforçar mais uma vez alguns pontos importantes:

Antes de qualquer coisa você deve procurar um especialista na área para avaliar a condição dentária e indicar o melhor tipo de clareamento para cada caso, evitando assim os problemas citados anteriormente.

Além disso, normalmente, o dentista também realiza uma profilaxia bucal antes do clareamento por meio de limpeza, remoção de tártaros e de lesões de cárie.

Venha fazer o seu clareamento dentário na Sempre Sorrindo. Nossos profissionais são graduados nas mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, comprometidos com o atendimento humanizado e de excelente qualidade.

São mais de 90 consultórios equipados com o que há de mais moderno no mercado, com o uso de tecnologia de ponta. Além disso, a Sempre Sorrindo adota sempre materiais de excelência para total segurança dos pacientes.

Na Sempre Sorrindo você é atendido com muito conforto, sem burocracia e não precisa agendar. As clínicas são equipadas com:

  • Sala de raio-x;
  • Laboratório próprio de próteses;
  • Central de esterilização de alta performance e muito mais.

Os tratamentos são acessíveis e para toda a família, desde a criança até o idoso!