Facetas de porcelana e lentes de contato: qual a diferença?

Notícias

Sempre Sorrindo
19/06/2021 - 18:28

Facetas de porcelana e lentes de contato: qual a diferença?

Facetas de porcelana e lentes de contato: qual a diferença?

Quem nunca sonhou em ter dentes de artista? As facetas de porcelana e lentes de contato dental viraram febres entre as celebridades. Tratamentos estéticos que promovem uma verdadeira transformação no sorriso, mudando a cor, a forma e até mesmo o alinhamento dentário.

Os dois procedimentos são laminados ultrafinos colocados na parte frontal dos dentes, mas a maioria dos pacientes ainda tem dúvidas sobre a diferença entre eles, principalmente sobre as indicações para cada caso, durabilidade, manutenção, etc.

No post de hoje vamos falar sobre as principais perguntas que chegam até nossos especialistas sobre facetas de porcelana e lentes de contato para que você entenda como cada uma funciona.

Então não deixe de ler até o final e descubra todos os detalhes!

Afinal, o que são facetas de porcelana e lentes de contato?
Ambos são procedimentos estéticos odontológicos com o objetivo de corrigir imperfeições nos dentes por meio de “capinhas” colocadas na frente dos dentes. No caso das facetas, elas podem ser de resina ou porcelana, já as lentes de contato são apenas de porcelana.

Quais as indicações para o procedimento?
Os procedimentos são indicados para melhorar a estética do sorriso de forma rápida, com um resultado bastante natural e duradouro, aumentando a confiança e a autoestima dos pacientes.

Confira algumas das indicações:

  • Correção de espaços entre os dentes (diastemas);
  • Desgastes ou irregularidades no dente;
  • Dentes desalinhados, manchados, lascados ou quebrados;
  • Aumento do volume ou comprimento dos dentes.

O que diferencia de fato as facetas e as lentes de contato dentais?
O que diferencia os dois tratamentos é a espessura das lâminas, além da necessidade de desgaste nos dentes para a realização do procedimento.

As lentes de contato são extremamente finas, possuem cerca 0,2 milímetros e é um procedimento minimamente invasivo, geralmente não necessitam de nenhum preparo ou desgaste nos dentes para serem colocadas.

Já as facetas de porcelana são capas com cerca de sete milímetros de espessura e requerem um desgaste maior dos dentes e aplicação de resina para cobrir partes mais escuras ou pequenas imperfeições.

Como os procedimentos são realizados?
De forma geral, os procedimentos são feitos seguindo as seguintes etapas:

1- Fotografias e moldagem
Fase que antecipa o tratamento, quando é feita uma avaliação da saúde bucal para indicar o melhor procedimento para cada paciente. O cirurgião-dentista geralmente realiza nesta fase fotos, moldagens e radiografias.

2- Profilaxia e clareamento dental
Antes de iniciar o procedimento de fato, o dentista ainda faz uma limpeza (profilaxia) e o clareamento dental. Nesta fase, o profissional também alinha as expectativas dos resultados com o paciente e faz o planejamento do restante do tratamento.

3- Escolha da cor, preparação e aplicação de provisórios
Agora chega a fase crucial do tratamento para que os dentes não pareçam artificiais demais. A escolha da cor deve ser feita com bom senso para que o sorriso fique o mais natural possível.

Caso necessário, os dentes também são preparados por meio de desgaste. Logo após, o dentista coloca os provisórios, no caso das facetas de porcelana.

Para as lentes de contato os provisórios não são necessários, e, no lugar, entram simulações de resina para que o paciente visualize o resultado de uma forma mais real.

4- Instalação das facetas ou lentes
Entre 10 e 15 dias após a colocação dos provisórios ou da simulação com a resina, o paciente retorna ao consultório para a aplicação definitiva das facetas ou lentes.

Quais são as contraindicações?
As facetas e as lentes de contato são contraindicadas para pessoas com dentes muito danificados, cariados ou com grandes restaurações. Para estes pacientes o mais indicado são as coroas de porcelana, capas que revestem não só a parte frontal, mas o dente como um todo.

O procedimento também não é recomendado para quem apresenta problemas na gengiva, bruxismo ou mordida desajustada.

Qual a durabilidade?
Apesar de contarem com materiais sintéticos de ótima qualidade e durabilidade, ambos procedimentos requerem manutenções periódicas e alguns cuidados diários, assim como os dentes naturais.

As pessoas que optam por colocar as facetas ou lentes de contato devem evitar alguns hábitos, como mastigar alimentos duros, roer unhas, objetos de plástico ou usar os dentes para abrir embalagens.

Se você sonha com dentes alinhados e brancos assim como os dos artistas de novela, a Sempre Sorrindo conta com condições superespeciais para você colocar facetas ou lentes de contato com muito conforto e economia.

Além disso, a Sempre Sorrindo reúne os melhores especialistas de toda a região, em uma infraestrutura de primeiro mundo e atendimento humanizado. São mais de 90 consultórios em Ribeirão Preto, Franca, Sertãozinho e Barretos equipados com o que há de mais moderno no mercado.

Não perca mais tempo! Embeleze o seu sorriso no maior complexo odontológico do interior de São Paulo!

Conheça uma das unidades da Sempre Sorrindo e faça uma avaliação sem compromisso, você vai se surpreender!