Falta de cuidado com saúde bucal pode impactar no desempenho de atletas

Notícias

Sempre Sorrindo
11/11/2021 - 17:01

Falta de cuidado com saúde bucal pode impactar no desempenho de atletas

Falta de cuidado com saúde bucal pode impactar no desempenho de atletas

Investigar, prevenir, tratar e reabilitar as doenças e problemas bucais são ações que estão diretamente ligadas a um melhor rendimento esportivo e até à prevenção de lesões. 

O fato de iniciar uma rotina de trabalho cedo, muitas vezes ainda na infância, pode fazer com que atletas deixem de lado hábitos comuns para crianças, como o aprendizado da escovação correta e uma rotina de cuidados em casa e no dentista. 

Além disso, os tratamentos comuns para adolescentes, como o uso de aparelho ortodôntico e remoção dos sisos, são planos que acabam sendo adiados para não interferir na evolução da carreira, mas que podem ser prejudiciais para o desempenho futuro no esporte.

Além do perigo de lesões mais graves, é muito comum que os  esportistas apresentem cáries, por exemplo.

Os atletas que são respiradores bucais precisam dar atenção aos dentes e a presença do terceiro molar pode aumentar o risco de fraturas mandibulares. 

A falta de precaução com a saúde bucal também pode levar à ocorrência de patologias ou disfunções da articulação temporomandibular (ATM) e doenças periodontais.

Além disso, fraturas podem ocorrer durante os treinos mais pesados e nas competições. 

Manter um acompanhamento com dentista ou ortodontista pode evitar possíveis traumas dentários. O uso de placas protetoras, alinhadores transparentes ortodônticos e a realização de exames periódicos podem auxiliar em questões como a eficácia da respiração, casos de apertamento dentário, correção da mordida e ainda proteção contra pancadas e acidentes.

Estética vale pontos

A melhoria no desempenho e o cuidado com a saúde são essenciais, mas isso não tira a estética da lista de vantagens que o cuidado odontológico pode proporcionar para quem pratica esportes.

No caso da atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica Individual e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Barbara Domingos, o cuidado com a estética está sendo parte fundamental da preparação na busca por uma vaga olímpica.

“Cuidar do sorriso faz parte da preparação da ginasta, já que a estética conta pontos na nossa apresentação e, neste ano, como eu estou em busca da vaga olímpica, cada detalhe faz a diferença no tablado”, conta.

 

Fonte: Local Odonto