7 dicas de como manter a saúde bucal em dia

Notícias

Sempre Sorrindo
20/10/2021 - 15:14

7 dicas de como manter a saúde bucal em dia

7 dicas de como manter a saúde bucal em dia

Veja 7 dicas de como manter a saúde bucal em dia

Escovar os dentes após as refeições
Manter uma rotina de escovação de pelo menos três vezes por dia é essencial para evitar que bactérias se proliferem na sua boca.

A proliferação de bactérias pode gerar complicações na gengiva, cárie, tártaro, infecções e, uma vez na corrente sanguínea, pode culminar em problemas graves de saúde.

É recomendado pelos dentistas que se escove os dentes pelo menos três vezes por dia após as refeições. Dessa maneira, é possível deixar os dentes livres de placa bacteriana e, por consequência, de tártaros, além de deixá-los mais brancos para uma melhor aparência.

Faça escolha dos materiais corretos para higienização
O recomendado é que se compre escovas com cerdas macias para auxiliar na limpeza dos dentes e gengivas reduzindo o desgaste dos elementos dentários e problemas de trauma gengival.

Dessa forma, é possível evitar que os dentes fiquem desprotegidos e mais suscetíveis a doenças.

Além disso, o ideal é que se faça uso de pastas de dente com flúor e antissépticos para evitar o aparecimento de cáries, tártaro e problemas periodontais. Esse cuidado também ajuda a reduzir a quantidade de bactérias nocivas à saúde bucal.

Tenha uma alimentação saudável
Se preocupar com a sua educação alimentar também é um passo fundamental para quem quer manter a saúde bucal em dia.

Comer alimentos ricos em vitaminas e minerais como frutas, legumes e verduras e evitar o excesso no consumo de bebidas alcoólicas, frituras, açúcar e tabaco são atitudes que irão ajudar a manter sua saúde bucal. É quase que uma reeducação alimentar.

Trocar a sua escova de dentes após a vida útil
É importante ressaltar que as escovas de dentes não podem ser utilizadas para sempre, é necessário estar sempre trocando as escovas após a vida útil das mesmas(a cada 3 meses) Caso não sejam trocadas, a higiene oral ficará prejudicada, além de virar um nicho de bactérias.

Escove os dentes antes de dormir
Enquanto dormimos, a produção de saliva diminui, o que deixa a sua boca mais propensa à proliferação de bactérias. Por isso, é fundamental escovar os dentes e manter sua boca livre de bactérias delas antes de ir dormir.

Escovar a língua também é importante
Esta atitude ajuda a evitar que bactérias presentes na língua se acumulem junto a resíduos de alimentos, causando mau hálito e possíveis infecções. A limpeza da língua também pode ser feita por meio de um limpador de língua, para tirar a película esbranquiçada aparente.

Mantenha visitas constantes ao dentista
Estar sempre indo ao dentista é essencial para ter o diagnóstico correto de possíveis problemas que possam acometer sua boca. Além disso, ajuda a tratar doenças ainda em fase inicial, o que torna o processo de tratamento mais eficaz e rápido.

O recomendado é que se visite o dentista a cada seis meses. Dessa forma, é possível fazer uma análise profissional da situação da sua saúde bucal e tratar doenças de maneira correta com os procedimentos adequados.

 

Fonte: PrimaVida