5 cuidados para evitar a cárie em crianças

Notícias

Sempre Sorrindo
14/10/2021 - 15:26

5 cuidados para evitar a cárie em crianças

5 cuidados para evitar a cárie em crianças

O aparecimento de cárie infantil pode variar de criança para criança, isso porque depende dos seus hábitos alimentares e de higiene bucal. Assim, crianças que possuem alimentação rica em açúcar e que não escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia possuem maior chance de desenvolver cárie.

A cárie corresponde à proliferação de bactérias presentes naturalmente na boca, que se acumulam e formam placas. Nas placas, as bactérias continuam a proliferar-se e começam a perfurar o dente, dano origem a pequenos furos nos dentes. A presença de placas bacterianas não necessariamente indica a presença de cárie, no entanto é importante ir ao dentista para que seja removida e seja verificado se houve formação de cárie, uma vez que as placas representam um fator de risco.

Como evitar a cárie infantil

Cada criança tem a sua própria sensibilidade para desenvolver cáries e, por isso, embora algumas crianças pareçam nunca ter esse problema, outras têm com maior regularidade. No entanto, existem alguns cuidados simples que podem reduzir o aparecimento das cáries:

Escovar os dentes 2 vezes por dia, e 30 minutos após consumir alimentos muito doces;
Passar o fio dental entre os dentes sempre que escovar, pois assim é possível remover resto de alimento de que não foi removido através da escovação, evitando, assim, a formação de placas e diminuindo o risco de cáries;
Diminuir o consumo de açúcar, já que o açúcar favorece o desenvolvimento das bactérias;
Utilizar pastas com flúor de forma adequada, ajudando a manter a saúde da boca;
Ir a consultas regulares no dentista, pelo menos, 2 vezes por ano.

Estes cuidados devem ser mantidos mesmo em crianças que nunca tiveram cáries, pois garantem a correta saúde dentária, evitando problemas de dentes e gengivas na adolescência e idade adulta.

Quando começar a escovar os dentes
Os dentes devem ser escovados desde o primeiro momento em que surgem, mesmo ainda sendo os de leite, já que a sua saúde garante um melhor desenvolvimento dos dentes permanentes.

Inicialmente, quando a criança ainda não consegue cuspir, deve-se escovar os dentes apenas com água, mas quando já sabe cuspir, é recomendado iniciar o uso de pasta de dentes infantil com 500 ppm de flúor, pelo menos até aos 6 anos de idade. Após essa idade, a pasta já pode ser igual à do adulto com 1000 a 1500 ppm de flúor.


Uma boa dica para incentivar a criança a lavar os dentes é mostrar a formação de placa nos dentes, caso isso esteja acontecendo, e explicar que é formada por bactérias que "comem" e destroem os dentes.

Como comer doces sem ter cáries
É muito importante evitar o consumo frequente de alimentos doces, pois a elevada quantidade de açúcar que está na composição da maior parte destes alimentos facilita o desenvolvimento de placa bacteriana, aumentando o risco de cáries.

Porém, como é muito difícil evitar que a criança coma açúcar, existem algumas dicas que garantem um consumo mais "seguro" dos alimentos doces para os dentes:

Não criar o hábito de comer um doce todos os dias;
Evitar o consumo de açúcar antes de dormir, pelo menos até 30 minutos antes de escovar os dentes;
Mastigar um chiclete sem açúcar depois de comer um doce, para ajudar na formação de saliva para limpar os dentes;
Preferir doces com menos açúcar, por exemplo evitando bolos cobertos com caramelo, que pode grudar nos dentes;
Escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dias e, de preferência, 30 minutos após comer o doce.
Além disso, as consultas regulares no dentista também ajudam a eliminar toda a placa bacteriana, evitando o surgimento das cáries.

 

Fonte: Tua Saúde