Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez

Notícias

Sempre Sorrindo
22/09/2021 - 09:24

Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez

Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez

A primeira consulta do bebê no dentista serve então para os pais receberem orientações quanto à alimentação do bebê, a forma mais correta para escovar os dentes do bebê, o tipo de escova de dente ideal e a pasta de dentes que deve ser utilizada.

Depois da primeira consulta, o bebê deve ir ao dentista de seis em seis meses, para que o dentista possa acompanhar o aparecimento dos dentes e prevenir as cáries. Além disso, deve-se levar o bebê ou a criança ao dentista quando:

  • Surge sangramento da gengiva
  • Algum dente está escuro e podre
  • O bebê chora quando come ou lava os dentes
  • Algum dente está quebrado

Quando os dentes do bebê começam a nascer tortos ou afastados também é recomendado levá-lo ao dentista.

 

Quando e como escovar os dentinhos do bebê?

A higiene bucal do bebê deve ser realizada desde o nascimento. Desta forma, antes dos dentes do bebê nascerem, as gengivas, as bochechas e a língua do bebê devem ser limpos com uma gaze ou compressa úmida pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite antes do bebê dormir.

Depois do nascimento dos dentes, eles devem ser escovados, de preferência, depois das refeições, mas pelo menos duas vezes ao dia, sendo a última, antes de dormir. Neste período, já é recomendado usar uma escova de dentes para bebês e, a partir de 1 ano de idade, creme dental próprio para bebês também.

 

Fonte: Tua Saúde