Como prevenir as cáries

Notícias

Sempre Sorrindo
14/09/2021 - 14:30

Como prevenir as cáries

Como prevenir as cáries

Em primeiro lugar, é preciso entender de onde vêm as cáries. Elas surgem por conta do acúmulo de bactérias na boca, gerado pela falta de higienização dos dentes. Esses restos alimentares e bactérias formam uma placa bacteriana que se adere à superfície dentária.

E a placa bacteriana pode gerar muitos danos à saúde bucal, mas um dos principais deles é que ela libera ácido que desmineraliza o esmalte dental. Isso danifica a estrutura do dente, gerando, então, as cáries.

Sendo assim, é possível observar que a falta de higienização bucal é a principal causa para a formação de cáries. Como, então, evitar este cenário? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa.

Troque a sua escova de dentes de três em três meses

Escovar os dentes regularmente é fundamental para prevenir as cáries. No entanto, para que a sua escovação seja eficiente, é necessário que a sua escova de dentes esteja em um bom estado.

Isso significa que é preciso trocar a escova de dentes com regularidade, de preferência, de três em três meses.

Isso porque, depois desse período de tempo, as cerdas da escova se tornam desgastadas, o que as tornam menos eficazes para retirar a sujeira da boca.

Esse desgaste pode inclusive contribuir para o acúmulo de bactérias na própria escova, o que é ainda mais prejudicial.

Não se esqueça de usar o fio dental

Na hora de higienizar os dentes, o fio dental é um recurso indispensável. Sua importância se deve ao fato de que ele consegue alcançar cantos da boca que a escova não alcança, eliminando, então, os vestígios de comida que escapam à escovação. Por isso, nunca se esqueça de usar o fio dental sempre que for escovar os dentes.

Beba bastante água

A água também é um componente importante para a higiene bucal. Isso porque ela ajuda a manter o ph da boca e os níveis de salivação, o que contribui para uma eliminação mais rápida dos restos de comida e de sujeira. Sendo assim, procure beber bastante água ao longo do dia para ajudar na prevenção de cáries.

Evite cigarros

O tabagismo é um hábito muito prejudicial para a saúde bucal. O consumo da nicotina, além de deixar os dentes amarelados, também danifica as suas estruturas, tornando-os mais frágeis.

A consequência é que os dentes de um fumante, portanto, acabam se tornando mais vulneráveis à cárie. Desse modo, procure eliminar esse hábito da sua rotina aos poucos. O seu corpo vai agradecer.


Vá ao dentista regularmente

Um dos maiores erros relacionados a cuidados dentários que uma pessoa pode cometer é ir ao dentista apenas em caso de emergência. Isso faz com que problemas que poderiam ser remediados com facilidade se agravem, o que pode ter consequências graves.

Fonte: Envato